Nota fiscal denegada, o que fazer?

Nota fiscal denegada, o que fazer?

Tive uma nota fiscal denegada, como posso resolver?

Primeiro precisamos entender porque a Sefaz retorna esta informação para a sua NF-e. Uma nota fiscal denegada significa que foi identificado irregularidades no destinatário, e esta nota não pode mais ser alterada. Vamos mostrar quais problemas podem ter ocorrido.

 

Porque minha NFe foi denegada

A rejeição com a justificativa de denegada é retornada quando geralmente quando o destinatário tenha irregularidades na Sefaz, como Inscrição Estadual baixada. Neste caso o número da nota não pode ser mais utilizada. Esta nota fica inválida e não pode ser faturada, já que não será autorizada pelo governo.

 

O que pode ser feito

Como mencionado a nota fica inválida e não pode ser utilizada, no entanto a empresa emissora deverá guardar esta nota pelo prazo legal na legislação. A inutilização do número também não pode ser executado.

Após confirmar que a nota está denegada, é recomendável avisar seu destinatário e validar com o mesmo a situação. Um consulta no Sintegra também pode esclarecer a situação real do cadastro estadual do cliente, validando se está habilitado ou não.

 

Consulta cadastro do cliente

Para ajudar na mitigação deste tipo de problema, o emissor pode realizar uma consulta ao cadastro da empresa na receita. Esta consulta é realizada de forma simples no site sintegra.gov.br. A consulta detalhará a situação da consulta, como na imagem abaixo.

 

Um portal para emissão e consulta de notas

Muitas empresas precisam encontrar suas notas fiscais diariamente, e nada mais tranquilo manter as notas sempre armazenadas e seguras. Isso porque sua empresa pode precisar de notas emitidas e recebidas por até 5 anos, solicitadas pela fiscalização ou por clientes até.

Para um armazenamento seguro, temos uma opção que pode ajudar sua empresa com muita segurança. Veja como podemos lhe auxiliar com nosso portal de notas fiscais Gosocket. Sem limitações ou complicações.

Cadastra-se e teste sem compromisso. Descubra além do armazenamento, tudo que temos para você.

Deixe uma resposta